Nossas atendentes aguardam sua ligação das 8 as 19 horas. Agende pela internet ou por este telefone.

Quantas sessões?

Artigo por Psique - quarta-feira, 01 de junho de 2016 Tagueado como  sessões  psicoterapia 


Quantas sessões e a cada quantos dias é necessário
para uma psicoterapia com qualidade?


Resposta difícil. Os psicólogos geralmente aceitam 1 sessão com frequência semanal. Mas se o paciente faltar haverá intervalo de 2 semanas e haverá prejuízo da qualidade. Mesmo que haja a reposição desta falta o prejuízo já está
garantido. Alguns psicólogos tentam manter um padrão de trabalho com 2 sessões semanais. Se ocorrer uma falta, ainda terá um intervalo máximo de 1 semana e talvez não haja prejuízo. Quem quiser pode fazer a experiência de agendar um horário com um analista didata na Sociedade Brasileira de Psicanálise em São Paulo e tentar um tratamento com menos do que 3 (três) sessões semanais. Além de outros requisitos descobrirá que o mínimo de 3 sessões semanais será exigido.

E Freud?


Freud atendia seus pacientes 4 ou 5 sessões por semana, em geral 4.

Existem algumas técnicas com práticas diferentes.

Nossa realidade brasileira é que o acesso à psicoterapia tornou-se possível à população geral graças à exigência da ANS sobre as empresas de assistência médica e graças a estas empresas estes serviços são prestados com muita qualidade. Os pacientes de todos os convênios recebem a mesma qualidade de atendimento que qualquer paciente de alto poder aquisitivo. O direito a todas as especialidades médicas e afins trouxe um grande número de pessoas aos tratamentos de saúde em geral. A psicologia popularizou-se. Mas falta ainda à população em geral informações sobre psicoterapias”. Falta também aos convênios (muito experientes com a medicina) informações sobre psicoterapia. Se falta aos convênios, acreditamos que falta muito mais à ANS.

Voltamos a pergunta: quantas sessões semanais?


Em geral duas sessões semanais


Os convênios geralmente aprovam 2 sessões semanais. Isto atende à maioria dos casos. Alguns convênios chegam a autorizar até 3 sessões semanais após análise de solicitação por parte do paciente e do profissional que o atende. Mas a maioria das grandes e importantes empresas de assistência médica limitam a apenas uma (1) sessão de psicoterapia semanalmente.


No mínimo uma sessão semanal


Cada paciente deve falar com sua empresa de convênio de saúde e se informar sobre os critérios e limitações. Na consulta deve informar-se com seu profissional sobre quantas sessões semanais necessitará. A falta de tempo que atinge a todos poderá limitar a possibilidade de psicoterapia a apenas uma sessão. Quem encontrar-se nesta condição deve refletir muito e organizar-se muito para nunca faltar. O sucesso terapêutico depende muito da dedicação e frequência, não sendo recomendado uma psicoterapia com condições abaixo das mínimas.

Vale a pena lembrar também que quase sempre dependendo do plano ou do contrato de cada pessoa com seu convênio, haverá um limite de 12 sessões anuais. Em alguns casos este limite é de 40 anuais e em raros casos é maior do que isto. Sendo assim, o número de sessões semanais necessárias poderá esgotar mais rapidamente ou mais lentamente o número total de sessões anuais do seu contrato.


Plano especial em nossa clínica


Em nossa clínica oferecemos um plano de desconto muito especial para os pacientes que, após findo o número de sessões do convênio necessitarem continuar a psicoterapia. Se houver dificuldades financeiras converse com seu profissional para te incluir neste plano, se for necessário. Assim, quando terminar a cobertura do seu convênio, nós continuaremos te amparando. Conte com a Psiquê!


Veja mais artigos
O Significado dos Alimentos
Artigo por Dra Neusa Ferrari Sáfadi
Amantes Custam Pouco
Artigo por Dr Jones Gomide
Dependência: Álcool e Drogas - Identifique-as
Artigo por Dr Jones Gomide
Educação Sexual e Abstinência
Artigo por Dr Jones Gomide
Casamentos (In)Conscientes
Artigo por Dr Jones Gomide
Separação Conjugal: Pior do que a Morte?
Artigo por Dr Jones Gomide
Atendimento Psicológico Presencial, Pessoal, não por telefone
Artigo por Dr Jones Gomide
Quantas sessões?
Artigo por Psique
Escolher Par Perfeito
Artigo por Dr Jones Gomide
Avaliações e Testes Psicológicos
Artigo por Psique